26 de abr. de 2013

Fiar e Desfiar - I ENCONTRO NACIONAL DE CODAS RIO DE JANEIRO



CODAS

Dias 18 á 21 de Abril de 2013, a professora e Interprete de Libras  Livia Gomes participou do  Fiar e Desfiar-  I Encontro Nacional de CODAS   no Rio de Janeiro. 



 



O que é CODAS?


      “Os CODA’s são filhos de pais surdos que, biologicamente, tem o sentido da audição preservado. A experiência de nascer, viver e crescer em meio a uma família de pais surdos faz com que a percepção das representações culturais, sociais, políticas e linguísticas sejam atravessadas por substratos filosóficos, éticos e estéticos marcados por tensões em zonas fronteiriças de contato. O universo surdo e o ouvinte marcam as fronteiras dos CODAs.” 

(Estudos surdos II – CODAs Brasileiros) .

“ Geralmente na identidade dos CODAs pode ocorrer alguns conflitos. Embora, os CODAs possam ouvir, eles  passam a se identificar com a condição de um sujeito surdo, principalmente, devido a sua interação com essa comunidade desde muito cedo. A surdez é mais do que um mero estado físico:é também um fenômeno cultural. 
A experiência de nascer, viver e crescer em meio a uma família de pais surdos faz com que a percepção das representações culturais, sociais, políticas e lingüísticas sejam atravessadas por substratos filosóficos, éticos e estéticos marcados por tensões em zonas fronteiriças de contato. O universo surdo e o ouvinte marcam as fronteiras dos codas. Pratt (1999, 2000) define a zona de contato como aqueles espaços sociais em as culturas se encontram, e se constroem em linhas de diferenças, em contextos assimétricos de poder.

Depoimento de uma CODA de 33 anos

“Somos e fomos escolhidos, pois, muitos nem imaginam que ser filho de Surdo não é nada fácil, mas Deus nos proporciona capacidade para vencer. Isso é especial e fazemos parte dessa história, entretanto, nossas histórias permanecem ainda adormecidas esperando para serem despertadas.” 




 FOTOS DO ENCONTRO






Música apresentada no encerramento do I Encontro Nacional de Codas -Codas-Fiar e Desfiar  realizado no Riode Janeiro/RJ entre os dias 19 e 21 de abril de 2013. 

Versão em Libras realizadas elas Codas /TILSP Núbia e Livia























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...