15 de mar de 2017

SALA DO AEE COLEGIO ESTADUAL VITAL DE OLIVEIRA

SALA DO AEE


O Atendimento Educacional Especializado)
 
Um serviço da educação especial desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
 
O que faz o AEE
 
•           apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades
•           disponibiliza o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização
•           oferece tecnologia assistiva – TA
•           adéqua e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades especificas dos alunos
•           oportuniza ampliação e suplementação curricular (para alunos com altas habilidades)
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.
 
Para quem
 
O AEE se destina a alunos com deficiência, aqueles que tem impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial ou total)
Alunos com transtorno gerais de desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da educação especial), também podem ser atendidos por esse serviço.
 
Por quem
 
O AEE para pessoas com deficiência é realizado mediante atuação de professores com conhecimentos específicos no ensino de:
•           LIBRAS, Língua Portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua para pessoas com surdez.
•           Sistema Braille, sorobã, orientação e mobilidade, utilização de recursos ópticos e não ópticos.
•           Atividades de vida autônoma.
•           Tecnologia assistiva.
•           Desenvolvimento de processos mentais.
•           Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos e outros.
Para alunos com altas habilidades o AEE oferece programa de ampliação e suplementação curricular, desenvolvimento de processos mentais superiores e outros.
 
Quando e Onde
 
O AEE é realizado no período inverso ao da classe comum freqüentada pelo aluno, preferencialmente na própria escola do aluno e em sala de recursos multifuncionais.
 
Atribuições do professor AEE
 
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 04/2009
 
 
Art. 13. São atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:
I – identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
II – elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III – organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV – acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
V – estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
VI – orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII – ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII – estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.


fonte: Portal da Educação 

   

REUNIÃO COM PROFESSORES DE APOIO A INCLUSÃO


   Na Sala do AEE tivemos a primeira Reunião com Professores de Apoio a Inclusão de suas Atribuições.


  • Elaborar relatórios individuais dos alunos, quinzenais e bimestrais.
  • Colaborar na  detecção de necessidades educativas específicas e na organização e incremento dos apoios educativos adequados;
  • Contribuir ativamente para a diversificação de estratégias e métodos educativos de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
  • Colaborar com o órgão de gestão e de coordenação pedagógica da escola e com os Professores na gestão flexível dos currículos e na sua adequação às capacidades e interesses dos alunos, bem como às realidades locais;
  • Fazer constar nas atas dos Conselhos o registo do ponto da situação de cada aluno .


No final da reunião cada Professor recebeu uma lembrancinha dando as boas vindas .













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