SALA DO AEE
O Atendimento
Educacional Especializado)
Um serviço da educação especial
desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de
acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos,
considerando as suas necessidades específicas.
O AEE complementa e/ou suplementa a
formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
O que faz o AEE
•
apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de
desenvolvimento e altas habilidades
•
disponibiliza o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e
sinalização
•
oferece tecnologia assistiva – TA
•
adéqua e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as
necessidades especificas dos alunos
•
oportuniza ampliação e suplementação curricular (para alunos com altas
habilidades)
O AEE deve se articular com a
proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas
em salas de aula de ensino comum.
Para quem
O AEE se destina a alunos com
deficiência, aqueles que tem impedimento de longo prazo de natureza física,
intelectual, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial ou total)
Alunos com transtorno gerais de
desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da
educação especial), também podem ser atendidos por esse serviço.
Por quem
O AEE para pessoas com deficiência é
realizado mediante atuação de professores com conhecimentos específicos no
ensino de:
•
LIBRAS, Língua Portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua para
pessoas com surdez.
•
Sistema Braille, sorobã, orientação e
mobilidade, utilização de recursos ópticos e não ópticos.
•
Atividades de vida autônoma.
•
Tecnologia assistiva.
•
Desenvolvimento de processos mentais.
•
Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos e outros.
Para alunos com altas habilidades o
AEE oferece programa de ampliação e suplementação curricular, desenvolvimento
de processos mentais superiores e outros.
Quando e Onde
O AEE é realizado no período inverso
ao da classe comum freqüentada pelo aluno, preferencialmente na própria escola
do aluno e em sala de recursos multifuncionais.
Atribuições do professor AEE
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº
04/2009
Art. 13. São atribuições do
professor do Atendimento Educacional Especializado:
I – identificar, elaborar, produzir
e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias
considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação
Especial;
II – elaborar e executar plano de
Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a
aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III – organizar o tipo e o número de
atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV – acompanhar a funcionalidade e a
aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula
comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
V – estabelecer parcerias com as
áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na
disponibilização de recursos de acessibilidade;
VI – orientar professores e famílias
sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII – ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades
funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII – estabelecer articulação com
os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços,
dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a
participação dos alunos nas atividades escolares.
fonte: Portal da Educação
REUNIÃO COM PROFESSORES DE APOIO A INCLUSÃO
Na Sala do AEE
tivemos a primeira Reunião com Professores de Apoio a Inclusão de suas
Atribuições.
- Elaborar relatórios individuais dos alunos, quinzenais e bimestrais.
- Colaborar na detecção de necessidades educativas específicas e na organização e incremento dos apoios educativos adequados;
- Contribuir ativamente para a diversificação de estratégias e métodos educativos de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
- Colaborar com o órgão de gestão e de coordenação pedagógica da escola e com os Professores na gestão flexível dos currículos e na sua adequação às capacidades e interesses dos alunos, bem como às realidades locais;
- Fazer constar nas atas dos Conselhos o registo do ponto da situação de cada aluno .
No final da reunião cada Professor recebeu uma lembrancinha
dando as boas vindas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário