3 de nov. de 2011

SINAIS RELIGIOSOS EM LIBRAS

A IMPORTÂNCIA DOS SINAIS RELIGIOSOS NA EVANGELIZAÇÃO DOS SURDOS

      A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam. A Língua de Sinais envolve movimentos que podem parecer sem sentido para muitos, mas que significam a possibilidade de organizar as idéias, estruturar o pensamento e manifestar o significado da vida para os surdos. Pensar sobre a surdez requer penetrar no mundo dos surdos e ouvir as mãos que com alguns movimentos nos dizem o que fazer para tornar possível o contato entre mundos envolvidos.
      Não é fácil para o surdo, assim como não é fácil para os ouvintes, entenderem uma cultura diferente. Para que não seja estrangeiro na cultura do outro, é necessário que se aceitem mutuamente e se respeitem como pessoas dignas. Entretanto, o culto, a forma de buscar a Deus para o surdo, é diferente. Eles precisam de sua língua especial, a LIBRAS, que tem ritmo e vibração diferentes. A Igreja do Senhor precisa aceitar essas diferenças. Os surdos são bilíngües. Para trabalhar com surdos, é preciso, antes de qualquer coisa, aprender. É preciso entrar para a cultura, ir ao seu encontro, ouvir e entender seu silêncio, a sua língua, aceitá-lo e falar sua linguagem, afinal, Deus se fez carne e habitou entre nós para nos falar do seu amor. Jesus gastou tempo com os surdos e lhes dispensou especial amor. Comunicou-se com eles e, ainda, lhes ministrou a cura (Mt 11.5; Mc 7.32-37). Jesus também nos
ensinou: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16.15). Com certeza os surdos estavam incluídos neste grupo, porque eles também são criaturas de Deus. Jesus os tratava de forma tão especial e diferenciada que o tirou-o à parte de entre a multidão (Mc 7.33), para ministra-lhe a cura. 

     Vamos aprender alguns sinais bíblicos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...