19 de jul. de 2011

SURDOS-CEGOS E TADOMA

                                                             Hellen Keller e Anne Sullivan
    





    Tadoma é um método de comunicação utilizado pelos indivíduos surdo cegos , em que a pessoa surdo-cegueira coloca o polegar na boca do falante e os dedos ao longo do queixo.
    O meio de três dedos, muitas vezes caem ao longo bochechas do falante com o dedo mindinho pegar as vibrações da garganta do falante. É às vezes referido como "leitura labial tátil, como a pessoa surdo-cega se sente o movimento dos lábios, bem como as vibrações das cordas vocais, soprando das bochechas e do ar quente produzido por sons nasais, como 'N' e 'M'.    Em alguns casos, principalmente se o falante sabe linguagem gestual, o surdo-cego pode usar o método Tadoma com uma mão, sentindo-se face do falante, e ao mesmo tempo, o surdo-cego pode usar sua outra mão para sentir o Falante assinar as mesmas palavras. Desta forma, os dois métodos se reforçam mutuamente, dando a pessoa surdo-cega uma melhor chance de entender o que o orador está tentando se comunicar. Além disso, o método pode fornecer Tadoma o surdo-cego com uma conexão mais estreita com o discurso de que eles poderiam ter tido. Isto pode, por sua vez, ajudá-los a manter as habilidades de fala que eles desenvolveram antes de ir para surdos, e em casos especiais, para aprender a falar palavras novinho em folha.


                                    

    O método foi inventado por Tadoma professora americana Sophie Alcorn e desenvolvido na Escola Perkins para cegos em  Massachustts. É nomeado após os dois primeiros filhos, a quem foi ensinado: Winthrop "Tad" Chapman e Oma Simpson. Esperava-se que os alunos aprendem a falar, tentando reproduzir o que eles sentiram no rosto do falante e garganta enquanto toca o seu próprio rosto.

    É um método difícil de aprender e usar, e é raramente utilizado hoje em dia. No entanto, um pequeno número de pessoas surdas usam com sucesso Tadoma na comunicação cotidiana. Helen Keller usou também uma forma de Tadoma.


Vídeos que vale a pena ver e aprender


















Origem: Wikipédia

Leia mais sobre surdo-cego,clique no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...