7 de jul. de 2011

PADRE CELEBRA A MISSA EM LIBRAS





    O dia 26 de novembro de 2010,  se tornou uma data histórica para a Igreja no Brasil. Wilson Czaia foi ordenado sacerdote, tornando-se o primeiro padre natisurdo (nascido com surdez profunda) do Paraná e o segundo do país.

      O Pe. Wilson Czaia da Paróquia Nossa Senhora da Ternura               ( Arquidiocese de Curitiba) . Nasceu surdo e precisou aprender Libras, a língua brasileira de sinais, para falar e se comunicar. No dia 10/10 celebrou missa especial para deficientes auditivos em nossa paróquia com a participação do diácono João Batista e  Pe. Felipe Gonzáles, como intérprete, além de membros da Pastoral dos Surdos. Muitos fiéis foram à celebração com o intuito de revê-lo ou conhecê-lo, devido à importância da sua ordenação para a inclusão social e religiosa dos não ouvintes.  
De acordo com o diácono Wilson o maior desafio é superar preconceitos. "As pessoas confundem deficiência com incapacidade. Muitos perguntam aos meus pais: Como ele vai rezar missa? Como vai confessar? Digo que tudo isso é possível quando as pessoas estão dispostas a nos conhecer. Poderei ser padre para surdos e para ouvintes. Para os surdos é mais fácil, para mim, porque é minha cultura. Mas, nada impede de atender aos ouvintes. A missa não deixará de ser missa porque um surdo vai rezá-la: basta que tenham um ouvido paciente para aceitar a minha voz," conclui.
      Os surdos representam um contingente de quase seis milhões de pessoas em todo o Brasil. Pelo fato de não ouvirem, muitos surdos também não aprenderam falar; por essas mesmas razões não tiveram acesso aos ensinos formais.  A Igreja Católica Apostólica Romana  tem desenvolvido um ótimo trabalho através da Pastoral dos Surdos. A Campanha da Fraternidade - CF 2006 - versou sobre o tema das Pessoas com deficiências. Embora os surdos não se enquadrem na categoria de deficientes, estes tiveram um ótimo espaço para expor seus anseios e angústias. ( Texto de Osmar Vieira no site www.igrejahoje.com.br )

Um comentário:

  1. moro em Austin,nova iguaçu -RJ
    Tenho um filho de 10 aninhos e gostaria de coloca-lo para seguir os caminhos de um bom cristão,mas não vejo como isso possa vir acontecer dentro da igreja catolica,pois aqui não tem enterprete para ajudar evangeliza-lo.
    acho que em cada igreja deveria ter alguem capacitado para ajuda-los nos ensinamentos de cristo,afinal na propia Biblia diz: vá e pregue o evangelho a toda criatura viva.
    oque falta para a igreja resgatar os surdos que hoje vivem perdidos no mundo do silencio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...